SEJAM BEM VINDOS

ESTÃO TODOS CONVIDADOS A CONHECER A BIOLOGIA CANTANDO!!!!

02/09/2009

QUEM CANTA SEU CONCORRENTE ESPANTA

Para lembrar Sistema Circulatório (Versão: Queem ... Rock)

TUM.............TÁ, TUM..............TÁ , TUM.............TÁ, TUM..............TÁ

Para o coração poder funcionar...Noradrenalina nele vai chegar
No nó sinoatrial no átrio direito...Acetilcolina batimento é feito
Isso é marcapasso
Circulação pequena vai começar...Ventrículo direito artéria pulmonar
Levando o venoso com o CO²... Pulmão com hematose coração depois
No átrio esquerdo...chega
Circulação sistêmica vai começar...Ventrículo esquerdo artéria aorta...ta

Levando o arterial contendo o O²...Tecido efeito bohr coração depois
No átrio direito...cavas


Para lembrar Verminoses 
 (Versão: Bom-chi-bom - As meninas)

Solitária ele tem
A lombriga ele tem
A tuxina ele terá
Esquistossoma ele terá

Analisando essa educação sanitária quero te ajudar nessa situação precária (2X)

Para a bicha evitar use calçado
A tuxina coce com muito cuidado
Barriga d’água o caramujo já conhece, miracídio entra e a cercária cresce (2x)
Solitária ele pegou, ela autofecundou, cisticerco liberou, que na carne se instalou
Esse rapaz é um rapaz imundo
Só come carne crua e bebe água sem ferver
Lombriga ele vai ter, nos ovos eclosão, as larvas no intestino cai no sangue pro pulmão hum...hum...hum...irritação (4X)



Para lembrar Porífero e Digestão comparada (Versão: Plunkt-Plakt-Zoom - Raul Seixas)
 
Plâncton flutuando..............nécton nadando...do (2X)
Bêncton no fundo...tô no fundo...tô no fundo... não preciso nadar...não preciso nadar
a minha vida é séssil, não saio do lugar
Mais o meu alimento a água traz entra no poro cai no átrio e o coanócito vai comê-lo...lo...lo...lo...lo...lo...lo...lo...é intracelular...la...la (2X)
Mas olha vejam só vou dar um toque podes crer a extracelular é digestão de vocês, minhoca, centopéia e estrela-do-mar
O resto todo é mista...ta...ta...ta...ta...ta...ta...ta...ta
só sei que eu tenho de passar (2X)


 
Para lembrar Anelídeos
(Versão: Asa branca - Luis Gonzaga)
 
Quando olhei a terra dentro, vi minhocas lá no chão, tavam enroladas, tavam cruzando 69 era a posição:
*O clitelo que formava bolsa pra ovulação.
Coloquei minha minhoca, pra ajudar na plantação, liberou húmus, perfurou solo, realizando a aeração:
*Papo amolece a terra e a moela moe ela.
Tiflossole no intestino aumenta a absorção, é uma válvula com alusão a encontrada no tubarão:
*Quero ver você pescar com a minhoca o tubarão.
A minhoca já tem sangue, fechada é a circulação, 10 corações pra muito amor, nefrídio é seu órgão excretor:
*A excreta é liberada pelo poro para o chão.
A sua troca gasosa é cutânea difusão, ganglionar é o nervoso
minhoca tem a metamerização:
*Sanguessuga e Eunice são exemplificação.
 
 
Para lembrar Moluscos (Versão: Era uma casa muito engraçada)
 
 Era uma concha muito engraçada,


surgiu do manto tem nacarada, que é uma camada pra proteção, pra fazer pérola que tentação

Ele é molusco porque é mole, usando a rádula depois que engole,

mas é ausente no mexilhão, pega alimento por filtração

O seu corpinho não há igual, cabeça, pé e massa visceral

Tem o nefrídio pra excretar, e o nervoso que é ganglionar

Circulação é lacunar, com cavidade sangue à circular, mas é fechada no seu parente, chamado Lula que não é presidente

Para lembrar Artrópodos (Versão: Barulho - Ricardo Chaves
Ouvi um barulho lá fora, fui ver o que é que é. Era uma grande barata, pulando no meu pé


Ah! mas que coisa horrível, me deu tanto pavor

Se a barata tem sangue, mas sem pigmento, cadê sua cor?

Pra tocar abarata é preciso virá-la,

seu sistema nervoso é do tipo ventral

Sua circulação é aberta e dorsal

Sua respiração é traqueal (2X)

Para lembrar nossa digestão (Versão: Zeca pagodinho)
Eu já comi quase de tudo nessa vida, em matéria de iguaria como mais de uma vez
Confesso que sou de origem pobre, mas tenho enzima nobre foi assim que Deus me fez.
Ptialina vai quebrar amido pra eu,
Pepsina vai quebrar proteína pra eu,
A lipase vai quebrar gordura pra eu, ajudada pela bile tripsina se meteu.

Só posso levantar as mãos pro céu agradecer e ser fiel à comida que Deus me deu
Se não como tudo que preciso, como o meu ovo frito e de mancinho lá vou eu

Se na boca não quebro tudo o que eu quero, também não me desespero, duodeno ajuda a quebrar
E aos trancos e barrancos o bolo que eu engoli tá no esôfago peristálticos se deu,
Pro estômago alcançar quimifica eu,
Duodeno alcançar quilifica eu,
O jejuno-íleo pega nutrientes meu,
O que sobra vai pro grosso transformar-se em fezes d’eu.
 
 
Para lembrar Tecidos Vegetais
(Versão: Ana Júlia – Los Hermanos)
Sei que o pau tá dentro e vai subir,
Tá morto e o lenho vai levar a bruta para ti
Que pega o CO2 na luz pra seiva elaborar,
E forma o açúcar pro floema transportar,
Pra base do pau que tem pêlos

Vegetal também come,
Alguém tirou a casca,

Ele vai morreeeeeer

Filha da brutaaaaaaa é a elaboradaaaaaaa
Filha da brutaaaaaaa é a elaborada...rada.. rada....ou...ou...ou


 
 Para lembrar amido
 Versão: Amigo- (Zé Zé de Camargo e J.Iglesias)
Amido é reserva alimentar, glicoses são pra você, a folha transpira pr’água chegar, fotólise nela vai ocorrer

No cloroplasto tudo é a saída, tem a Nicotinamida (NAD) e o ADP para servir.

Ambos vão pro tilacóide hidrogênio apanhar, depois voltam para o estroma ATP vai se formar, CO2 chegou pra completar, sai O2 pra você respirar

Amido eu também não faço mal, sou glicogênio e torço por você, ptialina sei vai te quebrar, na boca quando forem te comer
Glicose é um monossacarídeo um açúcar que é rico em energia pra servir
Eu preciso de um espaço pra troca gasosa ir, pra isso tem o estômato nele vai se repetir,
Dia e noite ele está aqui, noite e dia ele está aqui
Somos dois carboidratos, cada um tem seu valor.
Um no fígado guardado, outro ta também na flor.
Dois açúcares funcionando dependendo da idade,
Vão reservar sem proteger, numa mesma intensidade


 
Para lembrar Metagênese Vegetal
 (Versão:Vem meu amor - Ivete)
 
Possuem vasos condutores pra levar a seiva bruta elaborada vai virar

Gimnosperma, angiosperma que têm flor, com a função de órgão reprodutor

Eu fico assim querendo entender,
Possuem pólens atraentes podes crer

Anemofilia garante a reprodução, entomofilia também tem essa função
Que fruto bom vou tirar desse plantão, que fruto bom vou fazer comparação, se é pseudofruto, possuem drupa ou não, e na semente vou encontrar seu embrião
O esporófito 2n vai sofrer, sua meiose pro esporo aparecer


O gametófito que é n vai formar, os seus gametas por mitose fecundar
O ciclo enfim alterna pra valer, a alternância n , 2n vai sofrer
Reprodução sexuada já brotou, enquanto assexuada germinou


Para lembrar Pâncreas (Versão: Tim Maia

Pâncreas faz insulina entrar, no meu sangue pra circular, reduzindo glicose que tem

Glucagon faz glicose achar, sangue pra poder circular, novamente no meu corpo meu amor


A semana inteira vou me alimentando, vou ficar sorrindo, eu não tô chorando, quando se tem fome e não tem dinheiro fígado vai dar
Espero para ver se você vem, não te troco adrenalina por ninguém vasopressina suprarrenal tem
Acontece que na vida a gente tem, que está sempre preparado para alguém, pois tenho medo, tenho raiva, tenho amor ...

Nenhum comentário: